Trem na Europa. Dicas para você andar de trem na Alemanha.

14 Flares 14 Flares ×

Viajar de trem é um tema recorrente no turismo na Alemanha. Totalmente difundido por aqui, este meio de transporte é utilizado por quase toda a população. O sistema ferroviário alemão funciona da mesma forma no país inteiro e, apesar de aparentar ser complicado, os turistas podem desfrutar das facilidades no deslocamento e conforto deste veículo tão pouco explorado no Brasil somente com algumas informações.

Os trens conectam o país inteiro por uma malha de trilhos que parece não ter fim, ligando as estações das principais metrópoles alemãs à outras cidades e até pequenos vilarejos. Dessa forma, é quase impossível achar um destino que não seja acessível por trens. Mas, se for este o caso, ônibus complementam trajetos até os mínimos povoados, partindo da estação de trem mais próxima ao vilarejo vizinho.

Gi trem Trem na Europa. Dicas para você andar de trem na Alemanha.

Estação de trem Aachen

Portanto, conhecer o sistema de trens garante um passeio muito mais completo e cômodo. Aqui vou responder algumas perguntas frequentes para que você não encontre dificuldades quando for viajar de trem na Alemanha!

Quais são as empresas de trens na Alemanha?

A empresa ferroviária se chama DB, ou Deutsche Bahn (ferrovias alemãs). Quase todos os trens que circulam dentro do país são desta mesma empresa. O diferencial nos preços das passagens e no tempo de viagem são os tipos de trem ou trajetos escolhidos. Um trajeto muito longo será mais caro que um trajeto curto em um mesmo tipo de trem, assim como um mesmo trajeto pode ter durações variadas em trens diferentes.

Existem ainda companhias internacionais rodando pela Alemanha como a Thalys ou a ÖBB, sempre com partidas ou destinos internacionais. Por exemplo, se você deseja fazer o percurso Munique – Viena, você pode viajar com a DB ou com a austríaca ÖBB, mas estas operam em conjunto e a passagem comprada é a mesma.

gi maquina Trem na Europa. Dicas para você andar de trem na Alemanha.

Como devo comprar os tickets?

Você pode comprar as passagens de trem através do site da DB (www.db.de), máquinas automáticas nas estações ou nos quiosques e lojas da DB, presentes em todas as estações. No site e na máquina automática, o pagamento pode ser feito com dinheiro ou cartão, com opções diversas de idiomas.

Existem tickets promocionais?

As passagens de trens não são muito baratas, portanto procure sempre promoções no site da DB! Existem ainda tickets promocionais que estão sempre disponíveis, dependendo do tipo de viagem que você quer fazer. Por exemplo, se você pretende fazer vários percursos no mesmo dia em uma mesma região, pode comprar o ticket regional diário. Ou se pretende viajar com um grupo de 6 ou mais amigos, pode comprar o ticket em grupo. Existem ainda tickets promocionais de acordo com a idade do viajante ou dia da semana, entre outros. Para todos os casos de tickets promocionais, leia atentamente as regras antes de comprar e não esqueça o seu passaporte se for o caso de comprovar a idade!

Como é feito o controle de passagem?

Aqui na Alemanha, como em muitos outros países na europa, o controle de passagem é feito durante a viagem. Como funciona isso? Você compra a passagem antes, preenche os seus dados se for o caso, pega o trem na plataforma e horários especificados e … viaja! Até aí, ninguém vai te abordar para pedir qualquer documento. Durante o percurso, com o trem em movimento, um controlador aborda todos os passageiros pedindo a passagem. Então você entrega o papel e ele confere. É isso, boa viagem! Como os alemães são muito sérios, dificilmente alguém entra no trem sem ter uma passagem na mão. O chato é que se um turista desavisado (ou malandro) achar que pode comprar a passagem diretamente com os funcionários do trem e embarcar sem nada, ele vai pagar uma multa altíssima. Ou então se você compra uma passagem promocional e não lê direito as suas especificações, pode acabar viajando em horário ou trens indevidos e também levará uma multa.

Gi 3 Trem na Europa. Dicas para você andar de trem na Alemanha.

Posso levar muitas malas?

Não se paga nenhuma taxa extra para viajar com malas. Mas, dependendo do número de volumes, esta tarefa pode se tornar bastante complicada! Os vagões normalmente possuem compartimentos de bagagem não muito grandes, portanto é bom ficar atento ao embarque para conseguir espaço. Caso você traga muitos volumes, procure se no seu trem existe o vagão para cargas maiores, onde geralmente embarcam ciclistas, mães com carrinhos de bebês e pessoas com muitas malas.

Gi 4 Trem na Europa. Dicas para você andar de trem na Alemanha.

Placar eletrônico na estação de trem

 

3 dicas para viajar de trem na Alemanha:

Não tente ser espertinho: viajar sem passagem alguma, em outra classe superior à sua ou com tickets promocionais indevidos (em desacordo com as regras da promoção) são ações que fazem o viajante se arrepender depois! Multas e constrangimentos entre os passageiros acontecem sempre nestes casos.

Fique atento: apesar da ótima organização dos trens alemães, mudanças nas plataformas e horários acontecem frequentemente. Fique de olho no quadro eletrônico que anuncia as mudanças para não embarcar no trem errado!

Cuidado com os golpes: Compre sempre passagens nos pontos de venda oficiais. Infelizmente, é cada vez mais comum o golpe de estranhos que tentam vender passagens, alegando que compraram errado ou mudaram de idéia. Muitas vezes, os tickets estão fora da validade ou são instransferíveis. E eles adoram os turistas que se enrolam com o alemão, fique ligado!

gi 5 Trem na Europa. Dicas para você andar de trem na Alemanha.

Gostou? Está viajando para aAleamanha e quer saber mais sobre o destino? Clique: Alemanha.

IMG 1487 Trem na Europa. Dicas para você andar de trem na Alemanha.

Giselle Gurgel é arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Brasília; e mestre em arquitetura de paisagem pela Escola de Economia e Meio Ambiente de Nürtingen-Geislingen, Alemanha. Apaixonada por viagens desde sempre, Giselle criou o blog Frau Gurgel quando se mudou para a Alemanha, em 2010. Lá, ela escreve com bom humor sobre as diferenças entre brasileiros e alemães, além de narrar as suas últimas viagens.

14 Flares Twitter 6 Facebook 8 Google+ 0 14 Flares ×
27 jul2013
Maria Helena Vieira de Matos

Eu e mais duas amigas vamos pra Europa em meados de setembro e voltamos pro Brasil final de outubro. Nosso destino inicial é Zurich pra em seguida partir pra Berlim, onde alugamos um studio por 14 dias. Depois partimos pro leste, descendo por Rep.Tcheca, Áustria, Hungria e novamente Suíça. Estamos na dúvida se alugamos um carro no período todo ou só em alguns países/cidades. Gostaria de ouvir sua opinião.
Maria Helena – Niterói (RJ)

    27 jul2013
    Maria Helena Vieira de Matos

    Aguardo opinião de todos.

    4 ago2013
    Flavia Mariano

    Maria Helena, que viagem maravilhosa! Depois volte para contar como foi.

    Sobre alugar o carro, não sei se já foi para a Europa, mas, onde tem trem, eu prefiro. Porque para andar dentros das cidades maiores é complicado andar de carro. O carro seria bom para quando as for parar no interior dos países.

    Mas eu sou suspeita, porque amo viajar de trem pela Europa, a experiência é sempre uma delícia. Quando fiz o Leste Europeu com as minhas amigas usamos o trem.

    Beijos e boa viagem para todas.

24 jul2013
Fernando

Bom dia, Giselle…
Muito interessantes suas dicas… Tenho uma dúvida: dia 20/09/2013 vou viajar de trem de Offenburg (Alemanha) para Strasbourg (França)… Comprei a passagem pelo site da Europe Rail e já as recebi. Porém, os assento não vieram marcados. Posso sentar em qualquer lugar? O trem é da SNCF (França) Muito obrigado pela atenção.
Fernando

Comente!