Escolha uma Página

Dia da Rainha na Holanda acontece no dia 30 de abril e é uma atração e, morando aqui, não tinha como não participar. Ainda mais neste ano que foi muito especial. Além de toda tradição, é o dia em que todo mundo veste algo laranja para celebrar. Eu fui celebrar com a minha família e amigos e trago as dicas para vocês entenderem melhor o que é e o que acontece no Dia da Rainha na Holanda.

 Estela

História

Toda a Holanda fica em festa e as pessoas se fantasiam e usam roupas e adereços nas cores da família real (laranja) e da bandeira da Holanda(vermelho, branco e azul). A Holanda fica coberta de laranja símbolo da dinastia de  que teve início com Guilherme I de Oranje.

A comemoração do aniversário em 2013 é muito especial devido a posse do novo rei e rainha (foto abaixo). Vale a pena comentar que Maxima  a atual  Rainha nasceu na Argentina.  

D 2

A primeira comemoração do dia da Rainha (Konninginnedag) foi celebrado em 31 de agosto de 1885 no aniversario da Rainha Wilhelmina. Depois, sua   filha Juliana que sucedeu o trono, mudou a camemoração para o dia  30 de abril.

A rainha Beatrix, filha da Juliana, manteve a data para homenagear  sua mãe. E segundo amigos holandeses a Rainha Beatrix celebra o seu aniversario em 31 janeiro  em meio a um inverno rigoroso, o que ficaria difícil para as pessoas saírem para comemorar já que a festa e comemorada nos parques, praças e nos canais. Assim, o dia 31 de abril, está até hoje como o dia da rainha.

Em Amsterdam a programação é intensa. Durante todo o dia, nos parques, nas ruas nos canais com o desfile dos barcos decorados e shows em diversas partes da cidade.

 

barco

 

Estela 2

Estela 3

Estela 4

Compras – Neste dia é permitido a venda de tudo o que você puder imaginar. As pessoas jutam o que já não utilizam mais e colocam à venda. Tem de tudo: roupas, calcados, utensílios de casa, livros, etc.

Esta feira é conhecida  como  Vrijmarkt ( mercado livre). Este é o único dia do ano que não é necessário pagar impostos pelas vendas.

No dia da rainha, existem locais que são reservados também  para  as crianças que  são estimuladas pelos pais,  a negociar (vender) muitas vezes, por um valor simbólico  brinquedos, jogos ou até mesmo tocar algum instrumento musical e salvar algum dinheiro para as férias.

Vale a pena conferir e curtir a festa!

Keukenhof, parque das Tulipas em Amsterdam.

Dicas de Amsterdam? Clique aí: Amsterdam.

Estela

A Estela é mestre em biologia e está morando na Holanda desde 2009. Mudou-se para lá com a família e agora é especialista em dar dicas sobre Amsterdam! O melhor? Vai dar várias dicas aqui no blog!