Escolha uma Página

Localizado ao norte do Chile, o Atacama é considerado o deserto mais alto e mais seco do mundo. É um destino que atrai viajantes do mundo inteiro , entre eles fotógrafos, astrônomos e aventureiras como nós.

Prepare-se para se encantar com formações rochosas intrigantes e milenares, lagos que parecem ter sido pintados a mão, vulcões ativos, geysers , piscinas termais, lagoas coloridas e muitas outras belezas naturais a perder de vista.

Pôr do Sol no Valle de la Luna

Pôr do Sol no Valle de la Luna

 

San Pedro de Atacama – Um oásis no meio do Deserto

San Pedro de Atacama é o ponto de partida para as aventuras no Deserto. Fica a 1670 Km ao norte de Santiago e está a 2400 metros de altitude. É um povoado simples, mas dotado de uma infraestrutura excelente, totalmente voltada para o turismo , com serviços de restaurantes, bares, agências de turismo e acomodações que variam de hostel a hoteis de luxo. O povo local é muito acolhedor e bastante preparado pra receber turistas do mundo inteiro.

Quando ir

O Deserto do Atacama pode ser visitado em qualquer época do ano. Uma das características do clima desértico é a amplitude térmica acentuada, ou seja: Dias quentes e noites mais frias.

Raramente chove nessa região, mas chuvas ocasionais  podem acontecer nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro , período em que ocorre um fenômeno conhecido como inverno altiplânico, mas as chuvas não duram mais que 3 dias.

Eu estive no Atacama nos meses de julho e dezembro de 2015. Ambos os meses são muito procurados para o turismo mas eu notei que em dezembro a cidade fica muito mais cheia. Nos meses de junho , julho e agosto a temperatura durante o dia é mais amena, mas em algumas noites os termômetros podem registrar temperaturas próximas a zero. Faça sua escolha! 

Lagunas Altiplânicas-Deserto do Atacama

Lagunas Altiplânicas-Deserto do Atacama

Como chegar

De Santiago, é possível chegar a San Pedro de Atacama por diversos meios : Carro, moto, ônibus ou avião. Cabe a você decidir o que se encaixa melhor no seu tipo de viagem , no tempo que você tem disponível e no seu bolso, é claro!

De avião: San Pedro de Atacama não tem aeroporto. O mais próximo se chama El Loa e fica na cidade de Calama, a aproximadamente 100 Km de San Pedro de Atacama. Acredito que seja a opção mais rápida e menos desgastante. O trecho Santiago-Calama dura em torno de 2 horas e é operado pelas companhias LAN e Skyline.

Dica: Se optar comprar pela LAN, altere o país de origem e modifique pra ” Chile “. Isso vai garantir um economia na hora de fechar a sua compra.  Eu fiz isso nas duas vezes que comprei o trecho Santiago-Calama. Paguei 107.984 CLP  por esse trecho. Compra realizada no dia 26/07/2015 para voar no dia 28/12/2015. 

Do aeroporto de Calama a San Pedro de Atacama você pode contratar um transfer. A viagem dura aproximadamente 1 hora e as empresas mais conhecidas que realizam esse trajeto são a Licancabur e a Pampa. Eu fechei com a Licancabur nas duas vezes.

Fiz a reserva antecipadamente pelo site deles, informando os detalhes do voo. Ida e volta custou 20.000 Pesos. Você pode pagar em Pesos chilenos, Doláres americanos ou cartão de crédito na hora mesmo. Se for voltar com eles, é preciso pagar ida e volta antecipadamente. Mas não se preocupe, eles te buscam no hotel na hora combinada.

 

De carro ou moto: As estradas são boas e as paisagens são lindas! Se você tiver um tempinho a mais, já pode começar a aventura mais cedo. A viagem dura em torno de 20 horas.

De ônibus : Saindo de Santiago, a empresa TurBus é a única  que leva até San Pedro de Atacama. A viagem é mais longa e dura quase 23 horas. Mas os ônibus são confortáveis. A tarifa mais barata custa 44.600 Pesos.

 

Quantos dias ficar

Essa é uma decisão muito pessoal. Não faltam atrações no Deserto do Atacama. Para uma primeira visita, acho que 5 dias inteiros é um tempo razoável pra fazer a maioria dos passeios, os mais comuns.

Caso você esteja pensando em incluir a ascenção ao Vulcão Lascar, eu diria pra acrescentar mais dois dias e assim fazer tudo com calma e ainda ter um tempo livre pra conhecer a cidade, visitar os museus e fazer tours mais específicos. Embora eu não tenha feito essa expedição (ainda), conversei com muitas pessoas que viveram essa experiência e todas falaram do quanto o corpo é exigido.

É possível combinar a travessia do Salar de Uyuni com o Deserto do Atacama. Então o período que você vai ficar na cidade vai depender exatamente do que você pretende fazer. Vou falar dos passeios com mais detalhes nos próximos posts.

Piedras Rojas- Deserto do Atacama

Piedras Rojas- Deserto do Atacama

Onde ficar

Em São Pedro de Atacama há opções para todos os gostos e bolsos .De hostel a hoteis 5 estrelas, você decide! Eu fiquei no Hostal Campo Base nas duas vezes que estive lá e valeu muito a pena. A localização é excelente.

Fica na Calle Toconao, a poucos metros da Calle Caracoles, que é a rua principal da cidade e  concentra a maioria das agências de turismo, restaurantes e bares.

Valor da diária: US$ 35 

Como se preparar para a altitude

O povoado de San Pedro de Atacama já está a 2400 metros de altitude e algumas pessoas sentem um pouco de dor de cabeça e desconforto logo quando chegam. Alguns passeios estão a mais de 4000 m e no caminho de um deles passamos por um ponto a 4800 m.

Bom , vou falar sobre a minha experiência com a altitude: Vivo no Rio de Janeiro, cidade a nível do mar e a única coisa que eu senti foi um pouco de cansaço quando caminhei rápido acima dos 4000 m. Mas isso é super comum e os próprios guias recomendam que não se faça movimentos bruscos na altitude. Mas a galera não resiste e o que mais se vê são as famosas fotos de pulinhos… Rs

 

Salar de Tara- Deserto do Atacama

Salar de Tara- Deserto do Atacama , acima dos 4000 m

De uma maneira geral, os principais sintomas do Mal da Altitude ou Soroche são: 

  • Dor de cabeça
  • Náuseas e vômitos
  • Cansaço e agitação

Não há como prever como o nosso corpo vai reagir a altitude, mas é possível evitar algumas situações que agravam o quadro, como :

  • Evitar o consumo de álcool e tabaco
  • Evitar o consumo de carne e outros alimentos de difícil digestão. Dê preferência a carboidratos.
  • Evitar medicamentos ansiolíticos
  • Evitar grandes esforços físicos no primeiro dia

Se você tiver alguma doença como hipertensão ou diabetes, converse com seu médico antes de viajar pra que ele te oriente a respeito.

Os locais utilizam a folha de coca  pra diblar os efeitos da altitude. Você pode preparar um chá com as folhas ou simplesmente colocar algumas folhinhas no canto da bochecha e deixar por alguns minutos. A folha de coca é um produto legal e  não dá barato nenhum , viu gente?! Ela tem um gosto amargo , mas nada demais também! Vende em qualquer lojinha de artesanato da cidade.

Chá de coca

Chá de coca – Pode beber sem medo!!! Rs

E a principal dica é : Hidratação!!! Sua melhor amiga vai ser sua garrafa de água. Beba mesmo quando não tiver sede. Por ser muito seco, não percebemos que estamos suando e desidratamos.

Fuso horário , voltagem e tomada

O Chile está a uma hora a menos do que o horário de Brasília. É bom lembrar que durante o horário de verão no Brasil, a diferença aumenta para duas horas.

A voltagem elétrica é de 220V e os modelos mais comuns de tomada seguem o padrão ” C ” (duas entradas redondas), mas é possível encontrar também o padrão ” L ” (três entradas redondas, enfileiradas).

Câmbio 

A conversão em San Pedro de Atacama normalmente é pior do que em Santiago e consegue ser pior até mesmo que as casas de câmbio no aeroporto.

Conversão no dia 31/12/2015: 1 Real= 150 CLP

 

O que levar 

Já fiz um post falando sobre isso, mas  nunca é demais lembrar alguns ítens que precisam estar SEMPRE com você, independente do período que decidir viajar.

  • ÁGUA
  • Protetor solar
  • Hidratante corporal e labial
  • Colírio
  • Soro fisiológico
  • Óculos escuros
  • Boné ou lenço
  • Já falei ÁGUA? Rs
Moinhos de vento

Moinhos de vento – Quando eu sinto que estou realmente no Deserto

 

Sobre o Atacama, o que não falta é assunto… Rs. Como eu disse, vou falar dos passeios detalhadamente nos próximos posts.