5 dicas para evitar que a sua mala seja furtada

24 Flares 24 Flares ×

Fazer uma viagem é muito bom, mas chegar com as malas intactas é melhor ainda! Por isso, como proteger a mala contra furto?

A gente sempre fica pensando: qual o método mais eficaz para que não abram a nossa mala e roubem nossas amadas compras no exterior ou aqui pelo Brasil mesmo? Não sei vocês, mas eu tenho uma relação de amor com as minhas malas e tudo o que está dentro delas.

Existem algumas opções simples e que podem até não garantir que sua mala seja furtada, mas fazem com que ela seja menos atrativa. Dificultar não custa nada.

 

1. Mala com cadeado próprio

É muito importante você estar atenta ao comprar a sua mala. Uma das opções é você já comprar uma mala com cadeado embutido, assim como esse modelo abaixo.

cadeado 5 dicas para evitar que a sua mala seja furtada
Esse é um modelo Samsonite Winnfiled.  Tem gente que diz: não faz diferença comprar mala que já venha com cadeado, porque depois eu coloco um bem potente. Mas…É bem diferente. Modelos como o acima, com o cadeado já na mala, evita que possam fazer a famosa cesariana (veja o vídeo aqui: cesariana na mala) na sua mala.

Se alguém tentar abrir o fecho da sua mala e depois arrumar para que você não perceba, não dará certo, porque o cadeado está prendendo o fecho.  Assim, vai ficar um buraco no zíper. O mesmo acontece com o sistema abaixo. Tão eficiente quanto esse.


2. Mala com sistema que prende o cadeado

Esse modelo de mala abaixo é da Lansay. Conheci o sistema quando viajei no Projeto 30 em 30 em 2010 e a empresa foi uma das apoiadoras do projeto. Desde então virei fã e dou prioridade a malas que possuam esse tipo de sistema tão simples, mas tão eficiente.

mala lansay segurança 5 dicas para evitar que a sua mala seja furtada

Está vendo esse objeto de metal com um buraco no meio? Então, você coloca a ali o cadeado junto com o fecho. Fica tudo grudado, junto. Assim, se alguém tentar abrir o fecho da sua mala, naquele esquema de abrir com uma caneta, a famosa cesariana, ela não vai conseguir mover o zíper  para fechar a mala e deixar como se nada tivesse acontecido.  Não impede que roubem o que está dentro da sua mala, mas assim que ela chegar à esteira você vai saber que foi furtada e já pode reclamar, ali mesmo no aeroporto.

Olha eu na Croácia com um modelo igual ao da foto acima. Projeto 30 em 30 em 2010: usado e aprovado.

flavia mala certa 5 dicas para evitar que a sua mala seja furtada


3. Envelopar a mala

O que não impede que a sua mala seja aberta. Se a fiscalização entender que sua mala é suspeita e que tem que ser aberta. E a sua mala segue viagem sem a proteção para o aeroporto de destino.  Essa foto abaixo é da empresa True Star e mostra como a mala fica após ser envelopada. Bem protegida, não só dos ladrões, mas de danos como arranhões.

protecao de mala 5 dicas para evitar que a sua mala seja furtada
Porém, esse forma de embalar a mala é bastante eficaz no caso de alguém tiver vontade de abrir a sua mala. É mais uma barreira para frear o instinto, porque não é fácil tirar todo esse material que reveste. Aquela coisa, melhor passar para outra mais desportegida.

 

4. Lacre plástico da empresa aérea 

As empresas aéreas oferecem aquele lacre plástico com numeração. Eles são mais frágeis e nem sempre vale contar com eles, porque já cheguei, várias vezes, ao balcão da empresa aérea no aeroporto e não tinha lacre disponível. É bom não contar com ele 100%.

lacre plástico 5 dicas para evitar que a sua mala seja furtada
Para quem opta pelo lacre, uma outra opção bem legal é essa abaixo que pode ser usada em viagens mesmo que não seja de avião. Você carrega na viagem e usa quando achar necessário em qualquer tipo de bagagem.


5. Lacres específicos

Esse é um lacre bem interessante que eu recebi pelo correio da empresa  Seal Bag. O esquema é mais ou menos como o dos lacres do aeroporto e esse sitema que falei no item 4. A diferença é que você não fica na dependência de ter lacre no aeroporto e sua mala não precisa ter nada de especial para que funcione. Achei prático e simples!

lacre 5 dicas para evitar que a sua mala seja furtada
Dá uma olhada nesse comparativo que eles enviaram:

lacre 2 5 dicas para evitar que a sua mala seja furtada
Espero que tenha ajudado vocês, porque essa é uma dúvida tão comum: como proteger nossa mala de furtos? Elas ficam tão distantes de nós… Desprotegidas…

 

Se alguém tiver alguma dica que não esteja no post, por favor, compartilhe aí nos comentários!

24 Flares Twitter 5 Facebook 19 Google+ 0 24 Flares ×
29 jan2014
Mabel

Achei otima as dicas,aprendi

13 jan2014
Sônia Rocha Barbosa

Flávia:

Tiro foto da mala sim mais de uma e escolhes. E aí mando para teu e-mail? O que achas?
Que bom que vais testar outras capas, também.

Sônia

13 jan2014
Sônia Rocha Barbosa

Oi Flavia:

Que angustia sinto enquanto a mala não aparece na esteira e parece que demora tantoooo!!!
Fico também arrumando jeito de deixar minha mala menos atrativa. A mala da Benetton que comprei para próxima viagem tem aquele cadeado embutido e embalarei no aeroporto, porque aí o plástico é deles recebe-se um seguro para essas eventuais visitas indesejadas, estragos etc…
Mas para a próxima viagem a minha mala vai bem escandalosa e o mais segura possível com capa personalizada, cinta e TAGs diferentes.
Tenho consciência que nada é 100%, mas procuro dificultar, certamente é o que todas procuramos fazer.
Se quiseres o site das meninas que fazem essas capas e cintas te passo. Não vou dizer aqui para não parecer propaganda, mas acho uma proposta bem legal até para sugerir para as amigas do clube da Luluzinha nosso grupo de viagem fechado do facebook.
Um abraço e que nossas malas recebam proteção.
Semana ótima prá ti.
Sônia – Porto Alegre/RS – 13.01.2014

    13 jan2014
    Flavia Mariano

    Oi Sônia!

    Já recebi umas capas para testar e vou fazer post sobre isso aqui no blog sim!

    Mas quero testar outras capas para poder falar de mais de um modelo. Depois tira uma foto da sua mala para a gente postar, que tal?

    Beijos!

Comente!