Como arrumar a mala para inverno na Europa, 5 itens básicos!

184 Flares 184 Flares ×

 

Como arrumar mala inverno da Europa? Arrumar a mala dá aquela sensação boa, mas também traz muitas dúvidas. Rola aquela dúvida cruel: Como arrumar a mala para o inverno rigoroso da Europa?Não tem jeito, se você está indo para o inverno do exterior pela primeira vez vai levar um monte de roupas.

Não adianta a amiga te explicar, dar dicas ou mesmo ler aqui, você vai achar que precisa daquela mala carregada de roupa. Se for sua primeira viagem para a Europa então… Mesmo assim vou dar as dicas simples e rápidas para você saber o que é essencial na sua mala. O resto é o resto.

5 coisas que você pode confiar quando for para o inverno da Europa
Pensemos em uma viagem de uns 15 dias.
1. Casaco

Você só precisa de UM casaco de inverno quentinho. Daqueles bem quentes, sabe? E a cor eu optaria pelo preto, cinza escuro, assim não aparece se sujar. Acredite, só um mesmo. Mas, se a vontade for grande demais e tiver espaço na mala, pode levar mais um, só para desencargo de consciência.

Mas eu não tenho um casaco desses aqui no Brasil, o que faço? Bom, se você tiver um que possa pegar emprestado ou algo bem quentinho que dê para quebrar o galho, deixe para comprar no seu destino, assim que chegar. Você vai encontrar preços bem mais em conta e modelos mais adequados.
Peça orientação para a vendedora da loja. E quando digo loja não é ficar rodando em busca de lojas especializadas como fazemos aqui no Brasil, e sim lojas comuns como Zara, H&M, Uniqlo. Claro… Cada uma terá seu preço e qualidade. Mas, dica: não invista em casaco muito caro, caso você não viaje todos os anos para inverno rigoroso.


Qual casaco escolher?

Pode ser sobretudo, casaco de forrado de lã, plumas. Mas, como eu disse, na loja a pessoa vai te orientar e, mais que isso, você vai experimentar o casaco, vários modelos e escolher qual se adequa mais à temperatura do momento. Essa é a maior vantagem de deixar para comprar no seu local de destino.
2. Sapato

Opte por uma boa BAIXA, sempre. Veja aqui alguns exemplos: Bota para inverno. Minha dica aqui é como no item anterior: deixe para comprar lá no seu destino. Em qualquer loja da esquina você vai encontrar modelos mais em conta e mais apropriados para a temperatura do seu destino. Claro, estou dizendo isso para o caso de você não ter o modelo aqui guardado de uma outra viagem de inverno.

E como eu saio do Brasil???

Aposte em uma meia térmica, uma palmilha térmica e vá com a sua bota de inverno daqui. Chegando ao seu país de destino, corra para comprar a bota que vá te atender melhor.

Já contei isso aqui no blog. No inverno de 2008 embarquei para Paris, Itália e Áustria com uma bota comum de frio daqui pensando em comprar uma impermeável por lá. Mas, chegando lá, foi inverno atípico e não caiu uma única gota de neve ou chuva. Resultado: passei a viagem toda com a minha bota daqui e não precisei comprar outra.

Veja aqui uma dica: Bota de inverno para neve. Se quiser levar uma de cada, ok. Mas nada de bota com salto. Leia a dica aqui.

Outra possibilidade é viajar de sapatilha e deixo a bota na bagagem de mão. Minhas pernas incham e colocá-las ao fim do voo é um desafio. Por isso, deixo para colocar a bota só mesmo quando já caminhei um pouco, depois da imigração, quando vou pegar as malas. Mas isso é bem pessoal. Leia aqui um post sobre: sapatilha para viagem, qual escolher.

3. Acessórios

Scarf (scarves) sempre e muitas. Não pesam e mudam muito o seu look. Faz aquela diferença e ainda deixa você bem quentinha. Pense que você vai estar repetindo o seu casaco, aí, na hora da foto, você tira o casaco e bate a foto rapidinho. Assim fica diferente nas fotos. Parece bobeira, mas o esforço vale a pena. Pense nas fotos quando a viagem terminar.

Scarf+para+inverno Como arrumar a mala para inverno na Europa, 5 itens básicos!

 


4
.  Por baixo da roupa

Se você  é friorenta ou quer garantir, leve uma blusa segunda pele e meia para usar por baixo da calça. Aquelas peças da Skala, sabe como é? Ou em uma loja especializada em vendas de roupa íntima. Veja qual será a mais apropriada para o seu grau de frio. Eu, por exemplo, não uso nada por baixo da calça, nunca. Fico tão incomodada que prefiro passar frio. Já essa segunda pele abaixo, eu uso quando sei que vou pegar temperaturas muito baixas.

segunda+pele Como arrumar a mala para inverno na Europa, 5 itens básicos!

 


5
. Montar seu look antes de embarcar.


Bom, seu look de viagem no inverno será basicamente:

Casaco bem quente por fora.

Calça jeans – meia calça por baixo, se sentir necessidade

Segunda pele + blusa de linha + blusa* + lenço no pescoço + luva (se estiver com muito frio)

No pé bota + meia + palmilha térmica se achar que está frio demais.

O que eu recomendo é que entre a blusa de linha ou lã e a segunda pele, você coloque uma blusa de algodão de manda comprida ou, o que eu mais uso, uma blusa de tecido, dessas que a golinha fica aparecendo por cima da blusa de lã.
Pronto, essas são 5 dicas que você precisa saber antes de ir para um frio Europeu ou até mesmo americano.  Pode confiar. Vai passar bem.
E a gente nunca deve esquecer do item básico: a mala!
Mala

Leve, por favor. Imagina você arrastando aquela malona no meio da neve. Imagine que quando a neve derrete e fica aquela lama preta, nada bonitinha e muito menos fofinha. Mesmo se você quiser levar aquele malão para poder fazer suas compras, leve-a com pouco peso. Mala leve, por você.

Como arrumar mala inverno Europa.

184 Flares Twitter 1 Facebook 181 Google+ 2 184 Flares ×
4 dez2014
Maria Gabriella

Flávia,parabéns pelo seu blog,ele é ótimo!
Apesar do seu blog ser muito esclarecedor ainda tenho uma dúvida.
Estou indo para lisboa no dia 09 de janeiro de 2015.Aqui no Brasil fará muito calor como sempre,e lá estará aquele frio.A minha dúvida é: qual a melhor roupa para eu sair daqui sem passar muito calor e chegando lá preparada para o frio.Sem contar que são 10 horas de viagem e não quero chegar toda amassada lá.
Muito obrigada ♥

2 dez2014
Maria eduarda de oliveira

Oiii, to indo pra Europa daq a 20 dias, fui uma vez mas não era tão frio….devo trocar de roupa no avião? Vou pegar o voo em sp e vais estar mto quente!!! Obg desde já

27 nov2014
Leh

Flávia, gostei muito muito das suas dicas. Estou me programando para conhecer Lisboa no final de janeiro/2015 e tenho muitas dúvidas. Com suas dicas percebi que tenho quase tudo adaptável no meu guarda-roupa e o que faltar compro lá mesmo. Ficou apenas uma interrogação: aquela bota tipo camurça, levinha, pode ser usada com os outros “recheios” ou é melhor a de material tipo courino? Grata.

12 nov2014
ELAINE

Olá Flávia, amei seu blog. Estou me planejando para a minha viagem de Lua de Mel em janeiro na Turquia e preciso mesmo me preparar para enfrentar o frio. Muito legal as orientações sobre a quantidade de peças na mala. Você tem alguma dica específica para este destino? Abraços!

    18 nov2014
    Flavia Mariano

    Oi Elaine, vai amar a Turquia! Só não entendi muito bem a sua pergunta… Você quer saber quantas malas pode levar?

    Beijos!

4 out2014
Marcella

Olá, tudo bem???

Voce pode tirar uma duvida minha???
Quanto, mais ou menos, custa uma bota e um casaco quente, nao precisa ser daqueles chiques, mas tambem não daqueles simples.

obrigada

9 set2014
Maria Carolina

Adorei seu post! Mas tenho algumas pequenas dúvidas. Você talvez tenha até mencionado isso mas mesmo assim eu vou perguntar: eu comprei um casaco aqui no Brasil mesmo mas no sul e no momento estava fazendo 0 graus. Deu para aguentar bem com ele e eu queria saber se ele serviria para o frio dai ou se ele é diferente. E outra coisa: eu tenho uma bota daquela marca australiana UGG que é toda forrada de lã por dentro mas ela não é curta, vai até um pouco abaixo do joelho. Ela seria uma boa?gostaria de saber pois vou passar quase 1 mês na Itália e passar frio não seria nem um pouco legal.

    10 set2014
    Flavia Mariano

    Márcia, não estou vendo esse se seu casado e boa, mas se sobreviveu ao frio de 0, talvez dê para quebrar o galho para chegar lá e, se não te aquecerem, você compra lá mesmo.

    Beijos!

18 jul2014
Alessandra R.Ferreira

Olá, amei suas dicas são imprescindiveis para quem é marinheiro de primeira viagem …Gostaria muito de informações sobre o clima na Europa no mes de Novembro. Estou super apreensiva, sinto um frio absurdo e o pior é que nao consigo usar bota sem salto.Tenho um problema no pé ….como acha que vou me sair??????
Obrigada…

Se possivel fale como é a europa no mes de março tb….data em que estaremos voltando em outro circuito!!!!!
obrigada

    29 jul2014
    Flavia Mariano

    Alessandra, o tempo anda meio louco, então dê uma olhada na temperatura quando estiver indo, algumas semanas antes, 15 dias.

    Use botas baixas, sempre são mais confortáveis e boas para viagens. Teste antes de viajar para não ficar passando aperto com elas.

    Beijos e boa viagem!

15 mai2014
Katriny Santos

Olá Flávia, boa noite!!!
Esse post caiu do céu pra mim, vou para França em dezembro conhecer a família do meu namorado que é francês, e ficarei 2 meses e meio lá, pensava exatamente isso sobre os casacos (2 no máx), gostaria de usar leggins em vez de calça jeans, acho mais confortáveis, você tem alguma dica de onde eu posso comprar? Como sou baixinha, prefiro usar botas de cano baixo, pois as de cano alto me deixam com cara de 5 anos! rs O que você acha?
Pretendo levar até dois casacos, bota, suéters, tocas, luvas…
Gostaria muito de uma dica do que usar no natal, será em casa mesmo e tem aquecedor… mas sei que sentirei bastante a diferença de temperatura pq é a primeira vez que vou pra Europa, você acha que consigo usar um vestido quentinho e bonito de mangas compridas?

    19 mai2014
    Flavia Mariano

    Katriny, para tudo!

    Se vai ficar 2 meses tem tempo suficiente para comprar o que achar que é necessário. Não leve um monte de coisas daqui.

    Sobre o vestido, um de manga longa funciona sim, coloque uma meia-calça térmica com ele. E tenha um casaquinho de linha ou lã para colocar por cima, caso sinta frio.

    A meia você encontra com toda facilidade, em vários locais. Na Holanda já vi até na farmácia.

    Tenha certeza de que em uns 3 dias você já está super adaptada ao clima, ao local e já vai conseguir montar seus looks.

    Eu gosto da bota de cano longo, mais do que a de cano curto, mas aí é um questão de gosto. As duas vão aquecer.

    Beijos!

    2 jun2014
    Marina

    Katriny,
    você pensou muito bem em usar um vestido de mangas longas para o dia do natal, principalmente por estar indo para França conhecer seus sogros.
    Os franceses são cheios de meia-hora, cheios de mi-mi-mi, e usar calça comprida na festa de natal pode ser visto com maus olhos.
    Boa sorte com os sogros e boa viagem.

21 abr2014

Estou indo para o Chile a partir do dia 20 de julho, e estou com grande dificuldade de pensar o que levar, qual a mala certa, bota, casaco. Será uma viagem de onibus, passando Cordoba, Assunção, Santiago, passagem pela Cordilheira do Andes, Ponte Inca, Monte Aconcágua, Lago Inca, Cataratas do Iguaçu e Paraguai para compras!
Não gostaria de levar muita coisa, mas fico com medo de passar alguma necessidade de roupa, protetor solar…Pode me ajudar?

27 mar2014
Daniela

Pessoal, não sei se isso é permitido mas comprei um casaco excelente da marca The North Face, modelo Triclimate, mas o tamanho (Pequeno) não ficou bom, por isso estou vendendo. São dois casacos que podem ser usados juntos ou separados, corta vento e impermeável com capuz removível. Moro em BH-MG. Se alguém interessar entre em contato comigo pelo email mbraga.daniela@gmail.com.

    28 jun2014
    Rosangela

    Quanto vc quer nos casacos vc ainda os tem? Pode mandar fotos?
    Obrigada
    Rosangela

      13 jul2014
      Flavia Mariano

      Rosângela, não tenho não.

      Beijos

23 jan2014
Tatiana

Olá, Flávia!

Preciso de uma ajuda.
Eu e meu marido vamos para o leste europeu em 11/02. Ficaremos 10 dias por lá e claro, nosso maior medo é passar frio.
Eu imagino que com uma segunda pele, um blusinha de gola v tipo pulover, um pouco mais fino e de linha, casacão quentinho, cachecol, jeans e botas de couro, eu consiga passar bem. Está certo? Vou levar duas botas daqui, ambas de couro. Uma com o salto um pouco maior, mas quadrado para que eu possa me locomover ser problemas.
Vc acha que falta alguma coisa no look para proteger do frio, tipo um gorro, touca, luva,…

Ainda não comprei nada Térmico… Só meu marido comprou tênis a prova d’água. O que falta na nossa mala?

Obrigada pela atenção!!!

    4 fev2014
    Flavia Mariano

    Oi Tati, que delícia! Leste Europeu é demais.

    Bom, o ideal é você verificar a temperatura. O mundo anda meio louco com o tempo.

    Sobre o que você vai levar, acho que esta de bom tamanho. Sobre a bota de couro, dá só uma olhada se é época de chuva ou coisa do tipo nos países pelos quais vai passar. Se vai nevar também. Mas… Eu arriscaria levar as de couro, chegando lá, qualquer coisa, você compra uma impermeável ou uma mais quentinha se sentir frio.

    Sobre luva e outros itens do tipo, se você não tem para levar daqui, eu deixaria para comprar no destino. Se sentir necessidade, compre.

    Outra coisa é salto, a bota salto quadrado é para andar o dia inteiro? Não acho necessário. Só se você quiser usar num momento mais arrumado no período da noite.

    Outra coisa é que se chegar ao seu destino e sentir mais frio do que o esperado, só comprar uma meia térmica, por exemplo.

    Vá tranquila e de mala leve, depois volte para contar como foi!

    Beijos

23 jan2014
Debora Lobato

Olá, estou p/ Canadá dia 03/02/2014, passar uma boa temporada, no mínimo 6 meses, gostaria de saber se posso levar algumas roupas de verão, ou é só o frio lá?
Por que ,pelo que leio em blogs, O Canadá o medo é do frio, então…
Vou ficar em Edmonton, alguém tem histórico do frio de lá? Estou levando duas botas apenas, estou pensando em levar tênis, mas nem sei se vai ser bom.

    4 fev2014
    Flavia Mariano

    Ei Débora, acho que você já até está no Canadá… Desculpe a demora na resposta. Fiz 3 intercâmbios no Canadá e amei. Espero que goste também.

    Beijos!

2 jan2014
Milena

Olá!! Eu vou para a Alemanha em alguns dias e gostaria de saber como me vestir durante a viagem. Porque aqui no Brasil está o maior calor, mas quando chegar lá vai estar super frio. Levo as blusas e casaco na bagagem de mão e me visto quando estiver chegando lá?

30 dez2013
MARIA Teresa Chagas

Vou viajar para a Europa no final de janeiro.Sinto bastante frio e gostaria de saber que c alçado levar.Compro lá?
Não quero gastar muito.Obrigada pelas dicas .

9 dez2013
Michelle

Olá, vou para Roma no dia 10/03/14 ficarei uma semana, vai estar muito frio, ou é um frio suportável se estiver bem agasalhada?
Quais dicas voce me daria?:
Obrigada!!

    17 dez2013
    Flavia Mariano

    Olá Michele!

    O bom é você acompanhar a temperatura quando estiver mais perto da viagem. A princípio não é aquele frio grande dezembro, janeiro e fevereiro, mas ainda é frio. Mas… Esse ano, por exemplo, peguei um frio além do normal em alguns países da Europa e acabei passando o maior frio.

    Mas a regra é aquela: um casacão de frio bem quentinho, várias blusinhas de linha, lã, para usar por baixo da blusa e uma segunda pele, caso precise.

    Para as pernas, uma meia térmica ajuda bastante: http://www.viagemparamulheres.com/meia-calca-legging-termica-inverno/

    Temos vários posts sobre look de viagem: http://www.viagemparamulheres.com/categoria/look-de-viagem/

    Beijos!

    19 dez2013
    Raquel

    Olá Michelle.
    Em março ainda é inverno mas os dias já são maiores. Penso que as temperaturas andaram pelos 10 graus.
    Dependendo se vc é friorenta, acho bom trazer um casaco quent, leve e impermeável. Blusas e meias de l100% ã! São sempre as mais confortáveis e quentes.

26 nov2013
Izabel Claro

Estou indo para França, Suiça dia 10/12/2013. Não sei o levar. Vou participar de um casamento no Consulado e duas festas de Natal em dias alternados com os mesmos convidados. Dentro de casa posso usar vestido com meia fina, fio 20? Vou fazer passeios externos, preciso usar blusa/calça termica?

    26 nov2013
    Flavia Mariano

    Olá Izabel!

    Estava para soltar esse post na semana que vem, mas já coloquei no ar hoje, pode te ajudar. http://www.viagemparamulheres.com/meia-calca-legging-termica-inverno/

    Imagino que nessa época já esteja bem frio, mas dentro dos locais tem aquecimento e acredito que uma meia térmica funciona bem. Mas você deve sair direto do carro para o ambiente fechado, né? Se for, é só um minutinho no frio.

    Se fosse eu, apostaria em vestido mais escuros e apostaria bem nos lenços e acessórios. Assim, menos chance de errar. Um casaco beeem quente por cima disso tudo. Um que pegue até o joelho seria ideal, assim você só fica com uma parte da perna exposta.

    Avalie o frio e a sua resistência. Eu sou muito resistente ao frio. Iria para essa festa com a meia térmica e salto alto! rs Claro, se sair direto para o local fechado.

    Beijos!

25 nov2013
Ana Clara Fuzett

Flávia, vou viajar em dezembro para Europa, gostaria de saber onde acho esses sobretudos e outros acessórios para a neve, queria saber onde eu posso comprar ? e se eu posso usar botas comuns de montaria cano alto para ir para Europa. bjs

    26 nov2013
    Flavia Mariano

    Oi Ana Carla!

    Eu, geralmente, compro meus casacos na Zara. Se você tiver algum que acredite que dá para aguentar o frio, deixe para comprar lá. Vai pegar modelos lindos. Aqui no Brasil eu estou buscando algumas empresas que vendam casaco de frio, para neve para pode indicar para as leitoras. Muitas vezes a gente já quer sair daqui com o casaco e pronto.

    Sobre a bota montaria, eu não apostaria muito nela, por causa da neve. Eu usei na Bósnia e quase fiquei sem os dedos dos pés, rs.

    Uma bota impermeável seria melhor para você. Vou tentar fazer um post com alguns modelos legais, mas também vou buscar alguns fornecedores aqui no Brasil para indicar para vocês.

    A dica é: se você terá um tempo, no primeiro dia para dar um pulinho no comércio, vai a com a sua montaria e compre lá. Para o casaco, a mesma dica.

    Mas lembrando: só se você tiver algum casaco, emprestado, ou que aguente o frio. Aí compra um novo lá.

    Beijos!

23 out2013
Leslei Rodrigues

Estou indo para a Itália em Janeiro/2014…. sintou muuuuito frio e este post me ajudou… agora minha duvida é: dizem que todos os lugares são bem aquecidos… acredito que o casacão tiramos assim que chegamos nos lugares (shoppings, outlets, restaurantes e etc. ) certo?? então a roupa por baixo do casaco deve ser para inverno ainda, tipo lã, veludo… ou os lugares aquecidos suportam roupas tipo outono ( camisas, linho cacharrel de algodão e etc. )??? me ajudem lindas!!! Ah, mais uma coisa… com relação ás compras….. as roupas realmente são mais em conta, do que aqui no Brasil, mesmo em Euro????

    5 nov2013
    Flavia Mariano

    Leslei, acho que só fruta é mais barato aqui no Brasil, todo o resto… País caro para tudo. Por isso, você deve encontrar produtos mais em cnta. Porém, com dólar e Euro nas alturas, nem sempre os preços são tão convidativos. Mas ainda costumam ser mais em conta.

    Outra coisa sobre a roupa. Eu odeio entrar nos locais aquecidos e começar a sentir um calor absurdo. Geralmente, por baixo do casacão, eu uso uma blusa de lã e outra de tecido de manga longa. Para mim, já resolve. Aí coloco o casaco do lado de fora e tiro nos locais aquecidos.

    Mas tudo depende muito do seu grau de frio. Tem gente que usa segunda pele por baixo e meia térmica, mas eu não gosto, porque morro de calor, mas depende do frio do momento. Mas essa calça térmica, você compra por lá.

    Beijos!

    19 dez2013
    Raquel

    Oi Leslei.

    Eu sou portuguesa e vivo na Europa. Tenho muitos amigos brasileiros que quando me vêem visitar no inverno, trazem roupa porção adequada para o clima.
    Se vc vem em Janeiro, realmente um bom casaco, de preferência impermeável e com capuz, para abrigar da chuva e de algum vento que possa fazer.
    Em Janeiro todas as lojas entram em saldo; vc pode comprar um casaco de penas de ganso por um ótimo preço. É uma boa opção; super leve e bastante quente e na ZARA e outras lojas do gênero, ficará bem barato. O casaco deve ser por baixo do bum-bum, para proteger bem do frio. Casacos pela cintura são uma péssima opção para inverno.
    Use sempre roupa e meias com uma grande percentagem de lã (o melhor é ser 100% lã). Com temperaturas baixas, é sem dúvida o mais confortável. Casaquinhos e meia até ao joelho, caso não pretenda usar a meia-calça.
    Segunda pele também deve fazer parte da bagagem e ser usada todos os dias.
    Roupa de algodão é muito fria no inverno. Ficará confortável apenas se vc usar com o tal cavaquinho de lã por cima.
    Realmente os espaços fechados são bem aquecidos mas isso não significa que seja verão dentro dos shoppings e restaurantes! O que acontece é que se vc estiver usando o tal casaco de penas por cima de tudo, vai ter que o despir. No entanto, ele é leve e mesmo no braço, não vai cansar vc.
    Espero ter ajudado!
    Beijos e boa viagem

      20 dez2013
      Flavia Mariano

      Olá Raquel, obrigada por sua colaboração!

      Beijos

      22 jan2014
      Vania

      Olá Raquel,

      Gostei das suas dicas. Gostaria de saber como é o clima no final de março em Portugal. Chove muito? Qual o tipo de roupa devo levar?

3 out2013
Nadia

uma dica que sempre dou para quem viaja e gosta de umas comprinhas eh não usar necessarie para nada!
Se não conseguir levar quase nada de joia ou bijouteria, enrole-as em um dos lenços.
Maquiagem, perfumes, shampoo e etc….leve sempre de tamanhos pequenos e de preferência aqueles que estão no finalzinho, arrume em vários saquinhos plásticos (a gente compra em lojas de embalagens) e vai jogando fora o que for terminando. Eles se encaixam em qualquer buraquinho, cantinho, entre roupas da mala!
Na volta, na hora de fechar a mala com as comprinhas vc vai ODIAR todas as necessaries bonitinhas que vc levou com tudo separadinho!!!!!

    23 out2013
    Flavia Mariano

    Obrigada pelas dicas Nadia!

    Beijos

9 jul2013
rosane rios

Nossa, eu ja comecei a ri antes mesmo de chegar ao fim do post. Pq q mulher precisa de tanta coisa kkkkkk.
Eu vou p Italia em novembro, eu já mesmo antes de arrumar a mala,nao estava conseguindo levar de tao pesada (isso na minha imaginação), eu já imaginei em levar tanta coisa e depois que li esse post, eu pensei “Meu Deus, só isso, e eu qrendo leva o guarda roupa inteiro” hahaha. Mto bom eu adorei o post, mas como vc msm disse no começo, nao adianta fala, marinheira de primeira viagem. E eu ainda sempre vou achar q esta faltando alguma coisa. rs Valeu beijos

28 mai2013
Gisele Ferreira Rodrigues

Outra dica pra completar: meia calça mais grossa pro inverno, compre no Brasil só 1 pq aí é bem mais caro!!! Em Portugal, onde moro, por exemplo, acha meia calça bem quentinha por 7 euros, meu pijama de flanela, comprei na Primark (marca irlandesa em várias cidades da Europa) por 8 euros! Bota revestida com lã tb acha por preço bem acessível.

    28 mai2013
    Flavia Mariano

    Olá Gisele, obrigada pela contribuição!

    Beijos

    21 jan2014
    Marcela

    olá, bom dia, estou lendo o post e aprendendo mais um pouco para quando chegar a unha vez de viajar. no momento minha mae estará indo para Portugal, em fevereiro e ficara ate fim de abril, o que voces recomendam que nao deve faltar na mala dela? Ela esta indo conhecer o neto, creio que nao terá como sair para compras logo de inicio…muito obrigada!

      22 jan2014
      Flavia Mariano

      Olá Marcelo termos posts sobre legging térmica e coisas do tipo. Se a sua mãe está indo para a casa de família, acredito que eles vão saber sobre locais que vendam o que ela precisa. A diferença de preço é bem grande mesmo. Em relação a palmilha térmica, por exemplo, não sei nem se seria fácil de encontrar aqui no Brasil.

      É aquela coisa de ir vestindo em camadas. Uma boa segunda pele que vende em lojas como a Lupo. Meia grossa, calça, blusa de lã e por aí vai. Vai fazendo camadas de roupas e assim pode ir tirando ou colocando mais, conforme for sentindo necessidade.

      Beijos

17 out2012
Anonymous

No inicinho de dezembro, é comum nevar em NY…?

25 set2012
Anonymous

Gostaria de saber se posso usar uma bota baixa cano alto comum, essas que se usa bastante no frio em SP. Posso ta levando uma dessa pro frio na EUROPA.

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Dicas de Como Fazer Sua Mala Para Viajar No Inverno a Buenos Aires | Bsas4u

[...] Usar sempre um casaco bem abrigado por cima, essa é a chave para não sentir frio! / fonte [...]

Comente!